quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sexta-feira tem festa da música autoral joinvilense

Matéria publicada no AN de hoje(04), sobre a cena de música autoral de Joinvile.
Baita iniciativa da cena 47, a SSC apoia!

---------------------------------------------------------

AN (04/05/11) - A música autenticamente joinvilense volta a ter um espaço garantido a partir de sexta-feira, quando a Associação de Músicos de Joinville (Amuj) lança a segunda edição do Espaço Autoral na praça do Mercado Público Municipal. O projeto, criado pela extinta Associação de Bandas de Joinville em 2009, foi contemplado pelo Simdec e pretende incentivar a apresentação de música própria entre os artistas da cidade.

A lista com os nomes dos contemplados será divulgada no dia do lançamento, sexta-feira. Mas a Amuj avisa que pelo menos 32 inscritos serão chamados a se apresentar para participar do projeto.

Para garantir a vaga, deve haver pelo menos um representante do grupo ou do artista inscrito no lançamento, que começa às 20 horas. As bandas Mr. Máfia e Comanches serão as primeiras no palco, abrindo a festa da música autoral.

As apresentações do Espaço Autoral ocorrem sempre na primeira e na última sexta-feira, com dois ou três nomes de diferentes estilos dividindo a noite de shows. Na primeira edição, em 2010, mais de 40 bandas e artistas mostraram seu trabalho, com músicas criadas em solo joinvilense.

“Quisemos abrir espaço para quem não tinha nenhum local para apresentar música autoral. Assim podemos mostrar a nova música joinvilense”, afirma Rafael Zimath, que dirige a Amuj ao lado de Anderson Dresch.

Segundo Rafael, as bandas mais antigas conseguiam uma brecha para apresentar canções próprias, mas os novatos tinham dificuldade em convencer os donos de casas noturnas a aceitar um repertório sem músicas conhecidas pelo público.

Os shows no Espaço Autoral, além de divulgar o som próprio, pagam um cachê de R$ 600 por apresentação. Mas o coordenador administrativo da Amuj, Alessandro Neumitz, o Paulista, afirma que a iniciativa deve vir também dos músicos. “As bandas têm que ter foco no trabalho próprio. Não são os donos das casas de shows que devem ditar o que vamos tocar, mas os grupos têm que se unir para fortalecer o som próprio”, avalia.

QUÊ: lançamento do Espaço Autoral.
QUANDO: sexta-feira, dia 6 de maio, às 20 horas.
ONDE: praça do Mercado Público Municipal.
QUANTO: gratuito, mas a Amuj pede que o público que leve brinquedos para doação. Também haverá coleta de pilhas e baterias.
CENSURA: livre.

Nenhum comentário: