segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A cultura do Single



A cultura do single é algo que vem junto com a história da fonografia, desde os tempos dos cilindros de Thomas Alva Edison. Ficou cada vez mais popular quando surgiram os discos de 78 rpm que, a princípio, só vinham com uma música.

Com o passar dos anos, os singles serviram como grande chamariz para o mercado fonográfico, pois se alguém que gostasse de música e, por ventura, não conhecesse uma determinada banda, teria a opção de comprar o single para ouvir a música de trabalho do grupo, podendo escolher se compraria ou não o álbum completo.

Essa cultura de lançar singles teve grande comércio nos anos 50 com o rock n' roll. Mas não parou por aí, na mesma onda foi a disco-music, com suas versões para as pistas de dança. Infelizmente, com o tempo, foi-se perdendo hábito e diminuindo o comercio de singles por conta das rádios, que passaram a promover, cada vez mais, as músicas que já estariam num lançamento de algum artista.

Não é por menos que a Samambaia Sound Club abraçou a causa da cultura single, onde se pode trabalhar mais de uma versão em uma música que a banda considera a "de trabalho", e parte para o lançamento da instigante "Deixa eu te levar (agora!)" em versões elétrica e acústica.

O lançamento desse trabalho foi feito no Vecchio Giorgio no dia 15 de janeiro de 2009 e, com a casa cheia, a SSC botou todos os presentes bem a par do novo material que a banda pretende lançar ainda no primeiro semestre de 2009.

Faça o download do single no myspace da Samambaia Sound Club (http://www.myspace.com/samambaiasoundclub) e deixe-se levar....

Agradecimentos especiais ao Fernando Menezes e Felipe Mello do Gothan Estúdios (http://www.gothan.com.br/) que abraçaram a SSC de uma maneira muito especial, ao Flávio do Vecchio Giorgio (http://www.vecchiogiorgio.com.br) e a produtora Márcia Valença pelo apoio iluminado.

Beijos do Marco Antônio (jaguarito)

Um comentário:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Gostei, e deixo meus cumprimentos a equipe deste espaço, voltarei mais vezes, o que é bom a gente retorna e recomenda,
Efigênia Coutinho